Breaking Bad - 1ª Temporada

Posted by Felipe C. | Posted in , | Posted on 18:56


"The end justifies the extremes"

O canal americano por assinatura AMC, incialmente, exibia apenas filmes em sua programação. Essa situação só foi mudar radicalmente quando, em 2007, estreiou a, que se tornaria premiadíssima, série "Mad Men" um programa original que, por enquanto, ganhou 4 Globos de Ouro e 9 EMMYs e diversos outros prêmios. Vendo o grande sucesso de um programa original, no ano seguinte a emissora lançou "Breaking Bad" criada por um dos produtores de "The X-Files", Vince Gilligan, nos tráz uma excelente produção estrelada por Bryan Cranston e Aaron Paul.
Nas primeiras cenas do seriado, vemos um homem dirigindo um trailer, usa apenas cueca e uma máscara de gás, ao seu lado está uma outra pessoa inconsciente (ou seria morta?) e coberta de sangue, nos fundos do  trailer dois corpos. O homem acidentalmente sai da estrada principal, no meio do deserto e bate com o veículo no meio de arbustos, desce do trailer, tira a máscara de gás. É possivel ouvir o barulho de sirene sque soam cada vez mais próximo. Faz uma rápida filmagem se desculpando com seus familiares, pega uma pistola e volta para a estrada principal, aponta a arma em direção ao som que está cada vez mais próximo e então começa o flashback.
Walter H. White (perpetuado pela assombrosa atuação de Bryan Cranston) é um cidadão comum da cidade de Albuquerque no Novo México, trabalha como professor de química numa escola local, é casado com Skyler White (Anna Gunn) uma bela mulher e um pouco sistemática, e tem um filho, Walter Junior (RJ Mitte), que foi acometido de parilisia cerebral durante o seu parto e por esse motivo tem dificuldade para andar e falar.
Porém sua vida é transformada radicalmente quando é diagnosticado com câncer de pulmão (apesar de não ser fumante) em estágio extremamente avançado, é informado que tem apenas alguns meses, no máximo uns anos, de vida. Walter, então, se vê numa situação delicada e extremamente acuado: ele é quem traz o sustento para a casa, já que sua esposa não trabalha, seu filho possui limitações delicadas devido à lesão de seu cérebro e logo descobriria que uma menininha estaria a caminho, que Skyler estava grávida.
Como garantir um futuro para sua família com tão pouco tempo de vida lhe restando, e ainda por cima sem uma profissão que lhe rendesse uma boa grana? Em breve uma resposta cairia sobre a sua cabeça.
O cunhado de Walter, Hank (Dean Norris), é um agente da DEA, a Força Administrativa de Narcóticos, que é, basicamente, um órgão da PF americana que lida com o tráfico de narcóticos. Em um dia, Walter se oferece para uma apreensão junto com Hank. Enquanto este e os outros policias se dirigem para a casa do suposto traficante, Walter permanece no carro. É então que ele vê uma pessoa fugindo pela janela do segundo andar, resolve seguí-lo e descobre se tratar de Jesse Pinkman (o hilário Aaron Paul), um de seus antigos alunos. Após uma confrontação direta, Walt descobre que Jesse vende metanfetamina, uma droga que tem a forma de cristal e que age diretamente no sistema nervoso central. Nesse momento ocorre o Breaking Bad, que nada mais é do que algo (nesse caso um alguém) que antes era correto e agora começa a desviar desse caminho. Walt vê na produção de metanfetamina a solução de seus problemas financeiros.
Propõe uma parceria a Jesse: Walt irá porduzir o cristal e Jesse irá vendê-lo. A princípio este não acredita que o velho "careta" irá conseguir produzir a droga, mas isso dura até ele experimentar uma amostra da primeira safra, e o resultado é o melhor possível: nunca foi feita uma meta mais pura naquela região.
Para produzir a droga sem chamar muita atenção, eles compram um trailer e dirigem até o meio deserto da região e lá começam a "cozinhar" o cristal.
Vendem aos poucos, de forma ainda tímida, pois temem os grandes traficantes, mas a ótima qualidade do "produto" acaba atraindo mais compradores e consequentemente mais inimigos. A situação se complica ainda mais quando os antigos compradores de Jesse vão atrás dele e de Walt, e  ambos têm que lidar delicadamente com a situação.
Não vou me prolongar muito mais para não estragar o resto da trama para quem ainda não viu, mas a primeira temporada é basicamente isso, Walt enfrentando seu problema de saúde, iniciando seu tratamento contra o câncer, tentando manter seu mais novo segredo longe de qualquer familiar e experimentando as dificuldades de se tornar um importante traficante nas ruas de Albuquerque.
Uma série bem original, com espisódios que te surpreendem, prendendo  cada vez mais a sua atenção. A primeira temporada é composta por 07 episódios e, de fato, não passa de uma um prólogo, onde conhecemos melhor o mundo pessoal de Walter White e a sua introdução ao mundo da produção e do tráfico de metanfetamina, todo o seu bônus e, principalmente, o ônus que essa atividade pode gerar.
Desde a 1ª temporada Bryan Cranston tem ganhado o EMMY de melhor ator por seu fenomenal trabalho desempenhado na série, desbancando ótimos atores como Hugh Laurie (Dr. House), Michael C. Hall (Dexter) e Jon Hamm (Don Drapper de Mad Men). Esse ano a série foi indicada na categoria de Melhor Série Dramática, Melhor Ator (Bryan Cranston), Melhor Ator Coadjuvante (Aaron Paul), Melhor Direção (Michelle Maxwell MacLaren pelo episódio "One Minute"), Melhor Edição de Câmera, Melhor Fotografia e Melhor Edição de Som.
Quanto ao que acontece após o homem apontar a sua arma em direção ao barulho das sirenes, você terá que assistir o episódio piloto até o fim para descobrir o que aconteceu e o que vai acontecer e, acredite, você vai querer assistir o próximo, e o próximo e o próximo episódio também. Simplesmente fantástico!

Comments (0)

Postar um comentário