Inverno da Alma

Posted by Felipe C. | Posted in , | Posted on 21:45


"You was warned, and you wouldn't listen. Why didn't you listen?"

O grande vencedor do Festival Sundance de Cinema, e um dos filmes independentes mais elogiados do ano é "Inverno da Alma" (Winter's Bone, 2010, EUA), e não é para menos. Dirigido pela praticamente desconhecida Debra Granik, estrelado pela talentosa Jennifer Lawrence, além de contar com um elenco de atores pouco conhecidos (para alguns esse foi o primeiro longa de suas carreriras), a película mostra uma das faces pouco exploradas pelo cinema americano: a pobreza.
A estória se passa em uma cidade dos Montes Ozark, no estado americano do Missouri, onde Ree Dolly (Lawrence), de 17 anos, tem que cuidar de seus dois irmão mais novos, Sonny (Isaiah Stone) e Ashlee (Ashlee Thompson), e, também, de sua mãe mentalmente debilitada. Mora numa casa cainda aos pedaços, e frequentemente recebe ajuda de parentes, vizinhos e amigos para poder sustentar a si mesma e à sua família.
As coisas começam a piorar quando, um dia, o xerife da cidade aparece na casa da garota atrás do seu pai, que não mostra a cara para a família há um bom tempo. Este havia sido preso recentemente por tráfico de drogas, contudo lhe fora concedido o direito à fiança, com uma condição, deveria comparecer em juízo para prestar depoimento, sob pena de ter a sua fiança anulada e os bens para que esta fosse garantida confiscados. Entre os tais bens está a casa da família, traduzindo, caso o pai de Ree não compareça para prestar seu depoimento, a menina e o resto da sua família seriam expulsos de seu próprio lar.
É então que a menina começa a busca pelo pai desaparecido, com ajuda do, inicialmente relutante, tio Teardrop (John Hawkes), ela persegue personalidades do submundo das drogas, afim de conseguir alguma informação sobre o paradeiro de seu progenitor.
Busca essa, que se torna bastante pergiosa, a medida que a garota chega mais perto da verdade e desconsidera os inúmeros avisos para parar de desenterrar alguns ossos que deveriam permanecer na cova.
O filme é excelente, com destaque para as fortes atuações, em especial de Jennifer Lawrence (que deve receber uma indicação ao Oscar) e de John Hawkes. O roteiro é bem trabalhado também, desenvolvendo uma ótima trama a partir da simplicidade do script. As locações são maravilhosas, dando um ar mais sombrio para a produção.
É uma das pérolas do ano, que apesar de todas suas boas qualidades, possivelmente será esquecido na categoria principal do Oscar, o que é lamentável, já que é uma das grandes produções do cinema independente em 2011 (que já tem como favorito "Minhas Mães e Meu Pai".)
Confiram o trailer como mais um incentivo para assitir o filme:


Comments (1)

Uma pena que bons filmes como este são, geralmente, esquecidos pela Academia. Ainda não assisti a este aqui, mas parece ser ótimo.

Postar um comentário