The Big C - 01x01 (Pilot)

Posted by Felipe C. | Posted in , | Posted on 19:51


É inquestionável que a TV fechada dos EUA transmite seriados de qualidade bem superior aos da TV aberta (com raras exceções). A Showtime é um bom exemplo. Responsável por grandes sucessos como Dexter, Weeds, Californication, United States of Tara, The Tudors e Nurse Jackie, agora nos trás uma nova série que promete ser o mais novo sucesso do canal: The Big C.
Estrelado por uma das atrizes mais talentosas de Hollywood hoje, e que eu, particularmente, admiro muito: Laura Linney.
A trama lida com uma mãe do subúrbio (acho que a Showtime tem uma "tara" por locações em subúrbios) que após ser diagnosticada com câncer procura mudar o jeito de viver, encontrar alguma graça no meio da tragédia que vivem as pessoas que têm que lidar com a doença.
No episódio "Piloto" da série, nos deparamos com uma Cathy Jamison (Linney) ainda mergulhada na vida que sempre levou: uma pessoa sistematicamente chata, uma esposa chata, uma mãe chata, uma professora chata, uma irmã chata, uma vizinha chata. Passando por crise no seu relacionamento com o marido Paul Jamison (o excelente Oliver Platt), por dificuldades na criação do filho adolescente (Gabriel Basso) e até com problemas de relacionamento com  uma vizinha nenhum pouco amigável e com seus alunos, pauso aqui para realçar um diálogo antológico, já nesse primeiro episódio, protagonizado por Linney e por Gabourey Sidibe (a Precious de "Precious"): "You can't be fat and mean, Andrea".
Ao descobrir sobre sua doença, mas sem contar para ninguém, começa a refletir sobre a sua vida, sobre as atitudes que tem tomado, sobre cada momento, sobre cada segundo. Após uma conversa com seu irmão Sean (John Benjamin Hickey) e seu médico Dr. Todd Miller (Reid Scott) começa a se reestruturar, fazer cada minuto que lhe resta valher a pena, para que seja lembrada, para que deixe uma marca positiva na vida das pessoas pelas quais passou. E começa a receber "respostas" com certas atitudes, digamos, postivas que toma.
Esse primeiro episódio foi excelente, com ótimas doses de humor e uma pitada de drama. As atuações são soberbas, destacando, obviamente, Laura e Oliver. Acho que veremos esses nomes fácil fácil no Globo De Ouro e no próximo EMMY.
A transformação de Cathy já começa nesse primeiro episódio, mas tenho impressão que ela deve ter algumas recaídas nos próximos. A atitude que ela toma com o filho, já nos minutos finais, fez minha barriga doer de tanto rir.
Uma coisa que observei também, é que essa trama não dá espaço pra muitos episódios, meu único medo é que a Showtime prolongue demais o seriado e acabe perdendo o foco, como aconteceu e acontece com várias séries de tv.
Fora isso, o piloto trouxe uma ótima primeira impressão. Quem gosta de comédias e boas atuações, "The Big C" é um prato cheio.




Comments (0)

Postar um comentário