Um Olhar do Paraíso

Posted by Felipe C. | Posted in | Posted on 10:45

 


  


"The story of a life and everything that came after..."


A maior decepção de 2009. É assim que foi definido o mais novo filme de Peter Jackson: Um Olhar do Paraíso (The Lovely Bones, 2009, EUA e Nova Zelândia). Depois do grande sucesso da "Triologia do Senhor dos Anéis", parece que há uma obrigação de que todo filme de Jackson tem que ser um espetáculo como ela foi. "King Kong" é um exemplo disso, assim como "Um Olhar do Paraíso". Era a grande aposta de Oscar 2010 (tanto é que um dos motivos para Scorcese ter mudado a data de estreia do seu "A Ilha do Medo" foi  para não ter que competir com o filme de Jackson) e acabou com apenas uma indicação: a de Melhor Ator Coadjuvante para Stanley Tucci que fez o vilão George Harvey. Sem dúvida alguma, "Um Olhar do Paraíso" foi o maior flop do ano.

"Um Olhar do Paraíso" é a adaptação do best-seller de Alice Sebold, "Uma Vida Interrompida", que fez um estrondoso sucesso nos EUA (outro motivo para a grande expectativa que se tinha acerca do filme). Na história, acompanhamos Susie Salmon (que é interpretada pela excepcional Saoirse Ronan) que foi estuprada e brutalmente assassinada pelo seu vizinho, Geroge Harvey (Stanley Tucci ,indicado ao Oscar por seu papel), e assiste o dia-a-dia da sua família, amigos e do próprio assassino lá no seu céu. Sem poder interferir ela sofre ao ver sua família desintegrar após o seu assassinato; se alegra com os momentos felizes também. Porém ela não conesegue esquecer aquele vil homem que a matou, deseja vingança o que faz com que a menina não desapegue totalmente da sua vida terrena, logo ela tem dificuldades para partir para um "céu definitivo", terá que deixar os vivos para trá e assim libertar a sua alma.

"Um Olhar do Paraíso" não é um filme ruim, não achei superficial como muitos tem falado, só não é tudo aquilo que esperavam: um épico que se comparasse ao Senhor dos Anéis e seria o papa-Oscar do ano. Tem seus pontos fortes (as atuações de Saoirse Ronan, Stanley Tucci e Susan Sarandon, a criação do céu de Susie e a fantástica direção de arte do filme) e os fracos (algumas partes mal-trabalhados do roteiro, personagens pouco explorados), mas no geral é uma boa película que consegue passar o espírito do livro.

Algum tempo atrás, li uma crítica que compara "Um Olhar no Paraíso" com "As Bruxas de Salém": um filme que era a cara do Oscar, que prometia diversas nomeações, um elenco de peso e um roteiro que prometia, mas que acabou flopando devido à má recepção que ambos os filme tiveram tanto do público como da crítica. O 1º saiu com uma indicação, o 2º com duas (Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Atriz Coadjuvante para Joan Allen). Se analisarmos, iremos perceber que são ótimos filmes que cairam na infelicidade de serem mal avaliados. Infelizmente....

Li, também, comentários de várias pessoas comparando "Um Olhar do Paraíso" à "Amor além da Vida". É claro que existem semelhanças, mas são filmes bastante diferentes. A coisa em comum mais perceptível é o paraíso. Em ambos, o céu é criado de uma forma espatcular recheado de efeitos especias que te deixam deslumbrado. Fora isso e a crise familiar, as histórias tomam rumos totalmente distintos.

 Dê uma conferida nessa bela película de Peter Jackson e tire suas próprias conclusões. É o tipo de filme "Ame ou Odeie", espero que amem
XD

Comments (0)

Postar um comentário