Sherlock Holmes

Posted by Felipe C. | Posted in | Posted on 08:56





"Crime Will Pay"

 Semana passada tive a oportunidade de conferir o mais novo filme de Guy Ritchie e uma adaptação um tanto ousada do best-seller e clássica série de livros de Sir. Arthur Conan Doyle: Sherlock Holmes (Idem, 2009, Inglaterra). E o resultado foi ótimo!

Ritchie não fez seu filme baseado propriamente nos livros de Doyle, ele bebeu de uma outra fonte: as HQs de Lionel Wigram que eliminam algumas frescuras vitorianas bastante presentes nos escritos de Doyle e enfoca mais na ação e outras atividades (como o boxe) praticadas pelo detetive. Mas tudo isso, é claro, sem descaracterizar o personagem.

Na trama, Lord Blackwood (Mark Strong) é capturado por Sherlock Holmes (Robert Downey Jr.) e Dr. John Watson (Jude Law) juntamente com a Scotland Yard e é condenado à forca pela prática de magia negra e pelo assassinato de 4 jovens e tentativa de matar uma 5ª. Até aí, tudo bem, o problema reside no fato de que alguns dias depois da morte do vilão, ele levanta da cripta para dar continuidade ao seu diabólico plano: retomar aquela que um dia foi uma colônia inglesa no continente americano e apartir de então [mode Cérebro on] tentar conquistar o mundo [/mode Cérebro off]. Parece um plano meio clichê, mas nada no mundo de Sherlock é tão óbvio assim. Bom, vou parar a sinopse por aqui pois senão vou acabar falando demais e estragar a festa de quem ainda não viu o filme.


Outras personagens também estão presentes, como a golpista Irene Adler (a belíssima Rachel McAdams) que nutre uma paixão por Holmes (a recíproca também é verdadeira), a noiva de Watson, Mary Morstan (Kelly Reilly) que protagoniza uma das cenas mais engraçadas do filme, ao ser "dissecada" pelo estudo de Holmes e os investigadores da Scotland Yard também estão presentes.

Robert Downey Jr. sem dúvida alguma é o maior destaque do filme. Ele consegue fazer uma mistura perfeita entre Holmes clássico e contemporâneo, o de Doyle e o de Wigram. Faz ótima dosagem de comédia, seriadade, sagacidade. Uma grande escolha para reviver esse tão grande e cultuado personagem da literatura mundial. Sua atuação é tão convincente que lhe rendeu o Globo de Ouro de Melhor Ator (Comédia/Musical).


Outra coisa que me chamou bastante atenção no filme foi a ousada e diferente trilha sonora composta por Hans Zimmer, é bem original e tem uns toques, que apesar de serem um tanto exóticos, combinam muito com as cenas a quais são encaixadas. Cada faixa é totalmente diferente uma da outra, apresentado uma mistura de vários sons de um grande número de instrumentos musicais diferentes, indo do batucar de latas ao afinar de um violino.

"Sherlock Holmes" é um filme típico de Guy Ritchie (vide "RocknRolla", "Snatch" e "Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumengantes"), com diálogos rápidos, recheado de ação e com pitadas de humor. O primeiro episódio já foi feito com a intenção de ter uma continuação (com o aval da Warner as filmagens devem começar em junho desse ano) e os fãs devem se preparar pois o Professor Moriarty está chegando.

Se você está em dúvida para dar uma checada nesse ótimo blockbuster, está ainda sentado aí por que? Até mesmo os fãs mais ávidos do detetive (excluindo os chatos) irão aprovar o filme (pode não ser com uma nota máxima, mas não vão sair da sala de cinema com a impressão de ver seu heroi completamente descaracterizado, destruído). Apesar de alguma características já mencionadas, é um filme inteligente que não deixa pontas soltas. Não se preocupe, você não terminará de ve-lo sem respostas plausíveis, pois tudo é elementar.




Comments (0)

Postar um comentário