A Estrada

Posted by Felipe C. | Posted in | Posted on 19:26

2



 


"In a moment the world changed forever."
Vocês devem estar se perguntando por que diabos esse filme está aqui já que não recebeu nenhuma indicação ao Oscar. O motivo é simples: ele deveria estar. Juntamente com "Brilho de uma Paixão" (que foi indicado apenas à categoria de Melhor Figurino, e merecia ser em, pelo menos, mais umas 3), A Estrada (The Road, EUA, 2009) foi o filme injustiçado do ano. Das premiações mais importantes foi lembrado apenas no BAFTA (O "Oscar" Britânico) na categoria de Melhor Fotografia.

Adaptado do livro homônimo, ganhador do Pulitzer de Ficção, de Cormac McCarthy, o também autor de "Onde os Fracos não tem Vez", que narra a história de um homem e seu filho que lutam para conseguir sobreviver em um mundo pós-apocalíptico, onde o caos reina e quase não é possível encontrar alguma humanidade nos seres humanos que sobreviveram ao misterioso cataclisma. Não é comentado, em momento algum, o que transformou as paisagens da Terra em cinzas. É apresentado um homem (Viggo Mortensen, que da um show de atuação) que juntamente com seu filho (o australiano Kodi Smit-McPhee que também faz um ótimo trabalho) seguem por uma estrada rumo ao sul do país para poderem sobreviver ao inverno que se aproxima. Além de terem que resistir às péssimas condições climáticas, à fome e à sede, tem que tomar um cuidado especial com os únicos predadores que sobreviveram ao cataclisma: os próprios seres humanos. Canibalismo é o que as pessoas mais temem. Uma das cenas de maior tensão envolve uma bela casa, um grupo de canibais e vários prisioneiros. A intenção principal da trama é mostrar a relação de pai e filho e consegue transmitir com sucesso tanto no filme quanto no livro.
Mortensen deveria, sem dúvida, ter sido indicado por sua brilhante performance em "A Estrada" (a dúvida fica em quem deveria sair para ele entrar). Kodi Smit também realiza um ótimo trabalho que está fazendo sua carreira deslanchar (foi escalado para a refilmagem do sueco "Deixa Ela Entrar" e mais dois filmes).E apesar de uma curtíssima aparição, Robert Duvall brilha em cena. É um filme que consegue transmitir sutileza mas também é um tanto quanto pesado. O pouco conhecido John Hillcoat fez um trabalho que poderia facilmente entrar na categoria principal do Academy Awards desse ano (em vista da indicação de filmes como "Um Sonho Possível" e "Up - Altas Aventuras", não que sejam ruins, mas "A Estrada" é superior), Viggo também poderia estar entre os 5 Melhores Atores (como já mencionei); Kodi já uma questão mais  delicada (esse ano foi o ano das interpretações infantis: o já mencionado Smit-McPhee, Max Records em "Onde Vivem os Monstros" e Saoirse Ronan em "Um Olhar do Paraíso" também estão fenomenais) que desenvolveu muito bem seu papel, mas acho que não teria muitas chances de entrar na categoria ao lado de grandes nomes que ficaram de fora (como Alfred Molina e Peter Saarsgard), talvez Robert Duvall tivesse mais chances, só que o tempo que permanceu em cena é ínfimo, mas assustadoramente comovente e brilhante. Não podemos esquecer da parte técnica do filme: uma fotografia maravilhosa de uma paisagem degradada e decadente, é tão magnífica que o cinza se torna um plano de fundo estupendo. A direção de arte é outro ponto forte da obra e a trilha sonora composta por Nick Cave e Warren Ellis é uma das mais belas do ano (acho que só perde para a de Abel Korzeniowski de Direito de Amar). Uma edição excelente e também uma ótima adaptação do livro de McCarthy. Foi realmente uma pena não termos visto "A Estrada" entre os indicados do Oscar 2010, mas não percam a chance de ver esse ótimo filme e se poderem leiam o livro também. Sensacional!


Um Olhar do Paraíso

Posted by Felipe C. | Posted in | Posted on 10:45

0

 


  


"The story of a life and everything that came after..."


A maior decepção de 2009. É assim que foi definido o mais novo filme de Peter Jackson: Um Olhar do Paraíso (The Lovely Bones, 2009, EUA e Nova Zelândia). Depois do grande sucesso da "Triologia do Senhor dos Anéis", parece que há uma obrigação de que todo filme de Jackson tem que ser um espetáculo como ela foi. "King Kong" é um exemplo disso, assim como "Um Olhar do Paraíso". Era a grande aposta de Oscar 2010 (tanto é que um dos motivos para Scorcese ter mudado a data de estreia do seu "A Ilha do Medo" foi  para não ter que competir com o filme de Jackson) e acabou com apenas uma indicação: a de Melhor Ator Coadjuvante para Stanley Tucci que fez o vilão George Harvey. Sem dúvida alguma, "Um Olhar do Paraíso" foi o maior flop do ano.

"Um Olhar do Paraíso" é a adaptação do best-seller de Alice Sebold, "Uma Vida Interrompida", que fez um estrondoso sucesso nos EUA (outro motivo para a grande expectativa que se tinha acerca do filme). Na história, acompanhamos Susie Salmon (que é interpretada pela excepcional Saoirse Ronan) que foi estuprada e brutalmente assassinada pelo seu vizinho, Geroge Harvey (Stanley Tucci ,indicado ao Oscar por seu papel), e assiste o dia-a-dia da sua família, amigos e do próprio assassino lá no seu céu. Sem poder interferir ela sofre ao ver sua família desintegrar após o seu assassinato; se alegra com os momentos felizes também. Porém ela não conesegue esquecer aquele vil homem que a matou, deseja vingança o que faz com que a menina não desapegue totalmente da sua vida terrena, logo ela tem dificuldades para partir para um "céu definitivo", terá que deixar os vivos para trá e assim libertar a sua alma.

"Um Olhar do Paraíso" não é um filme ruim, não achei superficial como muitos tem falado, só não é tudo aquilo que esperavam: um épico que se comparasse ao Senhor dos Anéis e seria o papa-Oscar do ano. Tem seus pontos fortes (as atuações de Saoirse Ronan, Stanley Tucci e Susan Sarandon, a criação do céu de Susie e a fantástica direção de arte do filme) e os fracos (algumas partes mal-trabalhados do roteiro, personagens pouco explorados), mas no geral é uma boa película que consegue passar o espírito do livro.

Algum tempo atrás, li uma crítica que compara "Um Olhar no Paraíso" com "As Bruxas de Salém": um filme que era a cara do Oscar, que prometia diversas nomeações, um elenco de peso e um roteiro que prometia, mas que acabou flopando devido à má recepção que ambos os filme tiveram tanto do público como da crítica. O 1º saiu com uma indicação, o 2º com duas (Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Atriz Coadjuvante para Joan Allen). Se analisarmos, iremos perceber que são ótimos filmes que cairam na infelicidade de serem mal avaliados. Infelizmente....

Li, também, comentários de várias pessoas comparando "Um Olhar do Paraíso" à "Amor além da Vida". É claro que existem semelhanças, mas são filmes bastante diferentes. A coisa em comum mais perceptível é o paraíso. Em ambos, o céu é criado de uma forma espatcular recheado de efeitos especias que te deixam deslumbrado. Fora isso e a crise familiar, as histórias tomam rumos totalmente distintos.

 Dê uma conferida nessa bela película de Peter Jackson e tire suas próprias conclusões. É o tipo de filme "Ame ou Odeie", espero que amem
XD